Chás para combater a retenção de líquidos no verão

As altas temperaturas comuns do verão promovem um maior acúmulo de líquidos no nosso organismo, promovendo inchaços que causam fadiga e muito desconforto. Se você sofre com esse problema vale a pena entender melhor como ele acontece e conhecer alguns chás para combater a retenção de líquidos no verão.

Isso acontece com mais frequência no período do calor porque neste período o vasos sanguíneos se dilatam para ajudar a manter o corpo resfriado. Esse maior fluxo sanguíneo acaba fazendo com que alguns líquidos se alojem entre as células, promovendo o inchaço.

Chás para combater a retenção de líquidos no verão

As plantas medicinais são excelentes aliadas no tratamento de diferentes doenças e condições físicas como você pode ver no livro A saude brota da natureza do Dr Jaime Bruning.

Essa é uma afirmação que você certamente também já viu em algum outro lugar e que se trata de uma verdade, inclusive quando o assunto é combater a retenção hídrica. Veja a seguir algumas receitas de chás que lhe ajudarão a evitar esse problema:

  1. Chá de alecrim

O alecrim também é uma erva rica em propriedades diuréticas, mas deve ser evitado por mulheres gravidas e crianças. Para o preparo desse chá é necessário 60g da erva seca e 240 ml de água quente. Faça uma infusão da erva por cerca de 10 minutos, coe e beba o chá de duas a três vezes por dia.

  1. Chá de cavalinha

Essa planta medicinal é rica em propriedades capazes de eliminar toxinas e o acúmulo de líquidos através da urina, ou seja, também é uma excelente aliada para combater a retenção de hídrica. Você precisará apenas de 20g de cavalinha e 240 ml de água quente. Para preparar esse chá, faça uma infusão da erva por 10 minutos e beba o preparado três vezes por dia.

  1. Chá de erva-doce

A erva-doce, além de não contar com contraindicações, é uma excelente combatente do inchaço, porque é rica em substâncias diuréticas. Para preparar o chá você precisará de 20g da erva e 240 ml de água. Basta colocar os ingredientes em uma panela, ferver por cinco minutos, coar e beber, três vezes por dia.

Além desses chás para combater a retenção de líquidos no verão você pode ainda conhecer mais uma receita com plantas medicinais, muito eficiente neste vídeo:

Vale lembrar que é importante não ultrapassar a recomendação diária de consumo dessas ervas, assim como não é indicado usar mais de uma dessas receitas ao mesmo tempo.

Have something to say?

(No worries, we will keep your email safe! Also, make sure you fill in email and name fields before posting a comment.)